Matérias, Panfletando

Panfletando: BAEKHYUN

baekhyun

Araçatuba, 21 de setembro de 2024.

BAEKHYUN é a capa da edição de setembro da HIT! Magazine e em comemoração resolvemos trazer um pouco mais sobre esse artista completo.

Nascido no dia 6 de maio de 1992, BAEKHYUN demonstrou um certo interesse na música, ou melhor dizendo, no canto, aos 11 anos, influenciado por RAIN, um cantor sul-coreano muito conhecido. Ainda durante seus dias como estudante, ele conquistou o título de vocalista na banda de sua escola, com o nome de Honsusangtae, o grupo foi um sucesso, recebendo até um prêmio no festival local de Bucheon.

BAEKHYUN foi descoberto pela SM ENTERTAINMENT enquanto estudava para tentar entrar no Instituto de Artes de Seul e após realizar a sua audição com a música Clean Up de Ray, no ano de 2011, ele entrou oficialmente para a seleta lista de trainees da empresa.

BAEKHYUN apresentando a música “The Ray” – Clean Up no programa Yu Huiyeol’s Sketchbook (Crédito: reprodução/Light B/Youtube)

No dia 30 de janeiro de 2012, ele foi oficialmente anunciado como o nono membro de um dos grupos referência do K-Pop: o EXO. Debutando em abril do mesmo ano, na posição de vocalista principal, conquistou, de cara, diversos fãs com sua personalidade divertida e voz singular.

MV oficial da faixa “MAMA (Korean ver.)” (Crédito: reprodução/SM Entertainment/Youtube)

Dois anos após sua estreia, devido ao trabalho duro e muito carisma, foi escolhido, com SUHO, seu colega de grupo, para apresentar o Inkgayo, um programa de música muito popular transmitido por uma das três maiores redes de televisão da Coreia do Sul, a SBS. Sua posição como MC abriu portas para outras áreas do entretenimento como a atuação, onde em julho de 2014, estreou no teatro como Don Lockwood, personagem principal na adaptação coreana do musical “Singing in the Rain”.

Ainda no ramo da atuação, agora nas telinhas, em agosto de 2016, interpretou Wang Eun no drama de época “Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo”, ao lado de IU.

Fancam de BAEKHYUN no musical “Singing in the Rain”(Crédito: reprodução/Annie92exo/ERYKTYM /SRYRE/Youtube)

BAEKHYUN também fez parte da primeira sub-unit do seu grupo, o EXO-CBX acompanhado de CHEN e XIUMIN, nos proporcionaram hits como “Hey Mama!”, “Ka-Ching” e “Blooming Day”.

MV oficial da faixa “Blooming Day” (Crédito: reprodução/SM Entertainment/Youtube)

Além disso, entre 2019 e 2021, foi um dos escolhidos para integrar o grupo SuperM,  apelidados de Vingadores do K-pop, o conjunto reunia idols conhecidos por sua habilidades incríveis, de grupos e gerações diferentes, porém da mesma empresa, a SM Entertainment em colaboração com a Capital Records.

MV oficial da faixa “Jopping” (Crédito: reprodução/SM Entertainment/Youtube)

Engana-se quem acredita que suas atividades como solista só foram acontecer em 2019, já que sua primeira música solo saiu ainda em 2015, como trilha sonora do web drama de seu grupo, o “Exo Next Door”, entitulada Beautiful”, a canção se tornou a primeira música de um web drama a entrar nos charts. Em 2016, BAEKHYUN colaborou com SUZY em um dueto apaixonante, “Dream” conquistou o coração dos fãs, colocações altas nas paradas musicais e diversos prêmios. 

Ele também marcou presença nas famosas stations, um projeto da SM Entertainment onde os artistas podem lançar singles solos sem promover ativamente, com três lançamentos: “The Day ft. K.Will, Take You Home e Young ft. Loco”.

MV oficial da faixa “Dream” (Crédito: reprodução/미스틱스토리 MYSTIC STORY/Youtube)

Em seu primeiro mini álbum solo, “City Lights” lançado em 2019, tendo como música título “UN VILLAGE”, podemos observar mais do seu lado artístico individual, onde aborda um gênero que viria a se tornar sinônimo de sua discografia: o R&B. A sensualidade e sonoridade aconchegante, conquistaram o coração dos fãs e até mesmo curiosos de plantão.

Vendendo mais de 550 mil cópias, BAEKHYUN quebrou o recorde de álbum mais vendido na história do Gaon Music Chart, eventualmente se tornando o álbum solo mais vendido da Coreia do Sul entre os anos de 2010 e 2019.

City Ligths – The 1st Mini Album(Crédito: reprodução/SM Entertainment/Spotify)

No ano seguinte, lançou seu segundo mini álbum, “Delight”, casa de uma das músicas mais amadas pelo fandom, “Candy”, que é uma mistura da melodia contagiante do pop e charme do R&B.  Baek conseguiu superar o próprio recorde, vendendo mais de 732 mil cópias na pré-venda e acumulando também mais uma nova conquista na sua trajetória, sendo o primeiro artista solo, desde 2001, a vender mais de 1 milhão de álbuns.

Deligth – The 2nd Mini Album (Crédito: reprodução/SM Entertainment/Spotify)

Não podemos deixar de citar seu primeiro e único (infelizmente) álbum japonês, que conta com sucessos como Get You Alone” e “Drown”, o álbum ganhou certificado de ouro pela Recording Industry Association of Japan (Associação da Indústria Fonográfica do Japão).

BAEKHYUN (Álbum Japonês) – (Crédito: reprodução/SM Entertainment/Spotify)

Como uma espécie de prévia do que viria no ano seguinte, em dezembro de 2020, Baek liberou um single digital chamado “Amusement Park”, música que estaria presente em seu terceiro mini álbum, lançado mais tarde em março.

O álbum intitulado “Bambi” foi muito bem-sucedido, superando o recorde estabelecido por “Delight no ano anterior, vendendo 883 mil cópias na pré-venda, seu segundo trabalho a atingir 1 milhão de vendas.

Com uma faixa título que carrega o mesmo nome do álbum, podemos ver uma interpretação carregada de emoção e significado, evidenciando o seu talento através da voz única que ele carrega consigo. 

Bambi – The 3rd Mini Album (Crédito: reprodução/SM Entertainment/Spotify)

Já em 2024, de volta após um hiato de 2 anos, para o cumprimento do serviço militar, BAEKHYUN traz uma nova perspectiva de seu charme com o seu 4º mini álbum “Hello, World”, onde através da música principal “Pineapple Slice”, mostra que valeu esperar um tempo significativo por esse trabalho incrível! Com uma letra viciante e melodia dançante, Baek mostra todo o seu lado vampiresco e conquistador com uma narrativa que prende o espectador do começo ao fim.

MV oficial da faixa “Pineapple Slice” (Crédito: reprodução/INB100/Youtube)

Perfil

(Crédito: reprodução/INB100/WEVERSE)

Nome de nascimento: Byun BAEKHYUN (변백현)

Data de nascimento: 06 de maio de 1992

Local de nascimento: Bucheon, província de Gyeonggi, Coreia do Sul

Tipo sanguíneo: O

Signo: Touro

Posição: Vocalista Principal

Curiosidades

  • BAEKHYUN era muito popular na época da escola.
  • Recebeu o prêmio de artista revelação do ano no SBS Drama Awards, em 2016 por seu papel de Wang Eun no drama de época “Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo”
  • Ele pode fazer flexões com uma mão só 
  • Ele não gosta muito de sair, prefere passar seu tempo livre jogando
  • Ele tem uma marca de roupas chamada Privê by BBH
  • BAEKHYUN tem muita facilidade no aprendizado de novas coisas, inclusive grande parte das coreografias do seu grupo, ele aprendeu apenas olhando.
  • Baek é faixa preta em Hapkido, uma arte marcial Sul-coreana.

Dicas da HIT!

Separamos alguns realitys e outros programas de variedade para você que vai sair dessa matéria pronta para virar um(a) EXO-L, ou melhor, um(a) Eris, apelido carinhoso dado por nosso querido Baek.

A doce vida de BAEKHYUN dentro de casa

BAEKHYUN responde perguntas dos fãs 

BAEKHYUN e seu melhor amigo batendo um papo

BAEKHYUN durante as promoções de “Bambi”

BAEKHYUN The Stage

KPOP ON! PLAYLIST SPOTIFY

E claro, não esqueça de já garantir a sua edição da HIT! de setembro, com matérias imperdíveis e uma entrevista exclusiva para conhecer ainda mais sobre BAEKHYUN e as diversas vertentes de sua arte! Até porque tenho certeza que você saiu ainda mais apaixonado por ele depois desse panfletando, não é mesmo? 😉

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *