Texto: Cida Silva
Design: Cintia PM
Imagine sua vida sem o seu livro favorito, ou seu K-drama Top 1. Você ainda seria a mesma pessoa? O escritor, mesmo sem conhecer a rotina da sua audiência, ainda é capaz de participar do seu dia a dia. Não é segredo para ninguém que a frase certa ou aquele diálogo forte, pode mudar algo em quem somos ou em como vivemos. Porque a palavra não é tudo, mas nada ela nunca será.
Em pleno Dia Nacional do Escritor é impossível não falar do poder das boas histórias. Seja em livros, roteiros, artigos ou poemas, a palavra sempre carregará um poder que é só dela. Qual seria esse poder? O poder de fazer sentir. No livro “Amêndoas” da autora sul-coreana Won-Pyung Sohn, o protagonista diz: “E sentir tanto quanto eu puder. Nem mais nem menos“. Talvez, o ato de assistir ou ler tantas histórias seja nosso jeito de sentir um pouco mais a vida, os outros e o mundo.
Alguns conselhos, por exemplo, não vem dos nossos amigos ou da nossa família, mas advém de uma cena que por algum motivo nunca foi esquecida. No K-drama “Porque Esta é a Minha Primeira Vida”, a roteirista Yoon Nan Joong destaca em um dos diálogos: “O tempo não é remédio. O tempo é só o tempo“. Decerto, todo escritor parece ser o tempo: nos acompanhando em silêncio enquanto a vida acontece e a gente amadurece, muda, aprende ou se cura.
Existe alguma fronteira ou emoção com a qual o escritor não possa lidar? Até onde a palavra pode ir ou fazer? No MV da música “Set Me Free Pt.2“, o idol Jimin (BTS) traz escrito em seu corpo um verso alemão de autoria do poeta Rainer Maria Rilke: “Eu tenho circulado por milhares de anos e ainda não sei: quem sou eu, um falcão, uma tempestade ou uma canção majestosa?“. Entrar em contato com as histórias compartilhadas por escritores é também um caminho que nos leva ao encontro de quem realmente somos.
Hoje, Dia Nacional do Escritor, vale um tributo genuíno aos criadores das histórias que visitam a vida dos mais diversos leitores e telespectadores. Quando nos damos conta que a obra de alguém tem um pouco do universo dessa pessoa, percebemos que ninguém sente nada sozinho. Antes da palavra nos encontrar, ela esteve com o escritor, então no fundo, estamos todos sentindo a mesma palavra, mas de outra forma e em tempos diferentes.


This was beautiful Admin. Thank you for your reflections.
Texto maravilhoso ♥
Parabéns a todos e todas profissionais da escrita, parabéns, Cida, pela sensibilidade e por entregar para nós um texto tão belo e cheio de sentimentos genuínos. Em tempos de inteligência artificial, sentir e compartilhar faz toda diferença. Viva à arte das palavras e das histórias que nos tornam mais protagonistas de nossos próprios sonhos, nossos próprios palcos e que nos carregam através do inimaginável para conhecer o impossível. Gratidão! Parabéns pelo seu dia, Cida. Parabéns escritores, escritoras e todos profissionais da escrita em geral.
Parabéns, escritores!! Cida, como amo seus textos e como você consegue transmitir emoções quando lemos algo seu.
“ Porque está é a minha primeira vida “ tem trechos maravilhosos do livro que o protagonista guarda, e que nos fazem refletir sobre a nossa vida e como entender que o outro também tem uma vida e uma história própria.
Minha vida certamente não seria a mesma sem vocês , escritores. Graças à vocês, conhecemos lugares sem nunca termos ido, conhecemos culturas , nos alegramos , nos curamos, aprendemos , nos acalmamos e conseguimos ter um tempo de qualidade . Gratidão pela vida de vocês 🫰💜