Na última segunda (10), a Comissão de Comércio Justo da Coreia enviou agentes à sede da Kakao Entertainment, pois a empresa está sendo acusada de favorecer suas subsidiárias, cobrando taxas maiores de distribuição musical apenas das empresas de K-pop concorrentes.
O caso foi aberto em março, quando a empresa Big Planet Made alegou que a Kakao Entertainment gerenciava um sistema injusto de taxação na hora de distribuir as músicas, no qual utilizava a plataforma Melon (principal parada musical na Coreia), sua afiliada, para cobrar valores menores dos trabalhos que eram feitos sob o selo Kakao.
Mas foi recentemente, na coletiva de imprensa feita pelo trio EXO-CBX, composto pelos cantores Chen, Baekhyun e Xiumin, que mais detalhes e denúncias sobre isso vieram à tona.
Os artistas estão atualmente sob gerencia da INB 100, mas faziam parte da SM Entertainment, empresa da qual a Kakao é acionista majoritária. E revelam que a SM prometeu baixas taxas se eles escolhessem a Kakao para distribuir seus trabalhos, e que isso teria sido usado como forma de fazê-los renovarem seus contratos com a SM.
Seus representantes legais, que estavam à frente da coletiva, levaram uma gravação em áudio na qual é possível escutar a voz de um executivo da SM, supostamente Lee Sung-soo, falando sobre uma “taxa de comissão de 5,5%”.
SM desmentiu as acusações afirmando não possuir o controle para definir valores de taxação, e que apenas ofereceu ajuda ao trio para conseguir um acordo melhor com o distribuidor.
O que será que está rolando, hein? Queremos saber sua opinião nos comentários!
Fonte: (1)