K-pop, Matérias

SOLAR: NO NOME E NA ATITUDE

Texto: Cida Silva 
Design: Darlís Santos


Com atitudes radiantes bem como seu nome já diz, Solar (líder e vocalista principal do Mamamoo) é uma idol que pratica o que canta e compõe sobre aquilo que acredita. No palco ou na vida, o sentimento não é diferente, para ela, a realidade precisa ter sentido para sentir tudo por completo. 

Apoiar causas sociais é a forma com a qual Solar se conecta ao público e contribui para mudanças reais no mundo. Sua personalidade marcante e ativista destacou seu nome na indústria do K-pop, mas também na filantropia. 

Uma idol preocupada em ser diferente? Não! Uma artista focada em fazer a diferença. Usando sua voz para cantar e para propagar boas causas. Conheça agora alguns dos projetos que Solar apoia. 

  1. Garantindo dignidade menstrual e segurança feminina, o projeto World Vision: Girl’s 60 Days, disponibiliza suporte social para meninas por meio de aulas sobre higiene menstrual, educação sexual e auxílio para compra de absorventes. O apoio da Solar foi muito importante para o debate sobre empoderamento feminino e o combate à violência de gênero.
  1. No MV da sua canção “Spit It Out”, Solar aparece careca em uma das cenas, levantando a pauta de libertar a mulher da pressão estética e homenageando as que enfrentam o câncer. Aqui, ela enfatiza que não podemos resumir ninguém ao seu corpo ou cabelo.
  1. Usando camisetas da GLSEN, Solar deu visibilidade à marca que se propõe a doar 10 dólares em cada venda e direcionar o valor para apoiar jovens da comunidade LGBTQIAP+. Solar é uma forte militante na luta pela valorização da diversidade e liberdade de gênero. 
  1. Engajada em causas ambientais, no conceito visual do seu álbum solo “FACE”, Solar expõe na parede do cenário um artigo sobre a extinção das abelhas. Ciente do poder da arte, a idol usa a sua para estimular a consciência e o senso crítico do seu público.
  1. Recentemente, Solar se mostrou um forte apoio ao WFP Korea, projeto que atua na assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social e fome. Atualmente, o projeto concentra sua ajuda em torno da comunidade Palestina.
  1. Em seu canal no YouTube, Solar sempre levanta pautas relevantes e usa o espaço para conscientizar seu público. Em vídeo sobre Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, ela foi uma voz necessária, informando e educando seu fandom sobre a seriedade do tema, infelizmente, pouco divulgado. 

Acredite, seguir com a lista não seria difícil…

Mas encerramos o artigo com um trecho de “But I”, música em que ela diz: “Veja a flor que nunca desabrochou”. Talvez ajudar seja isso: soltar sementes na terra para que a rosa viva a oportunidade de florescer, desabrochar. Faça como Solar, cultive seus sonhos, mas ajude o outro a sonhar também. Porque um simples apoio ilumina muito! Então seja… Seja solar!

Fontes: (1) (2) (3) (4) (5) (6)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *