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5+1: samples de música clássica no K-pop

Salvador, 18 de outubro de 2025

Um fato inegável é que a música é atemporal. Em dois séculos, os instrumentos mudam e se aperfeiçoam, novos gêneros surgem e se reinventam, mas cada acorde conecta gerações – que continuam a beber daquilo que veio antes. 

O K-pop é um grande exemplo disso. Através de samples, ou seja, trechos de músicas já existentes que são utilizados em outras criações, e referências que vão do rock ao R&B, ele mescla diferentes lugares e épocas. E a música clássica não passa batido! Por isso, selecionamos seis faixas de K-pop que usam samples de músicas de concerto, aquelas de períodos como o Barroco e também o Classicismo.

1. Feel my Rhythm – Red Velvet (sample de Air on the G String, de Johann Sebastian Bach)

As primeiras notas de “Feel My Rhythm” já deixam claro qual é a referência da música. “É Bach!”, exclamaram os músicos do canal ReacttotheK ainda nos primeiros segundos da canção, pouco tempo antes de se surpreenderem com o modo como o Red Velvet conseguiu manter seu frescor característico sem perder de vista a progressão de “Air on the G String”, composta por Bach em 1731. Num MV à la “Jardim das Delícias Terrenas”, de Hieronymus Bosch, os produtores Jake K & MCK (ARTiffect) e os compositores Maria Marcus e Andreas Öberg pegaram a criação de Bach e a transformaram numa música com a essência do Red Velvet

2. Shut Down – BLACKPINK (sample de La Campanella, de Niccolò Paganini)

“La Campanella”, terceiro movimento do Concerto para Violino nº 2 em Si menor de Paganini, já impõe por si só uma energia contagiante – característica do “violinista diabólico” italiano. Somada à atitude potente do BLACKPINK, isso só se acentua. Assim aconteceu em 2022 com o lançamento de “Shut Down”, faixa-título do segundo álbum do grupo, que une o violino de Paganini às batidas de rap e trap, sempre presentes no trabalho das meninas. 

3. T.O.P. (Twinkling of Paradise) – SHINHWA (sample de Swan Lake Op.20-Suite, I. Scene [Swan Theme], de Pyotr Ilyich Tchaikovsky)

Se no início dos anos 2020 houve um boom nos usos de músicas de concerto no K-pop, “T.O.P. (Twinkling of Paradise)”, do SHINHWA, está aqui para provar que esse não é um movimento novo. Lançada em 1999, a canção tem como base a música-tema principal do emblemático balé “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky. “T.O.P. (Twinkling of Paradise)” é a faixa-título do segundo álbum do SHINHWA, com o qual o grupo se consagrou comercialmente, e a música se mantém até hoje como uma das mais famosas deles, reproduzida por grupos como Girls’ Generation e ATEEZ ao longo dos anos. 

4. Fantasy – VIXX (sample de Moonlight Sonata, de Ludwig van Beethoven)

Beethoven não sabia, mas sua “Moonlight Sonata”, escrita entre 1801 e 1802, ganharia uma nova roupagem mais de 200 anos depois. E muito menos tinha noção de que as músicas casariam perfeitamente. “Fantasy”, do VIXX, consegue aproveitar o estilo do compositor alemão e adaptá-lo ao tom misterioso do grupo, que já explorou conceitos vampirescos, distópicos e voltados para o terror. 

5. Some Nights – TAEYEON (sample de Solveig’s Song, de Edvard Grieg)

TAEYEON é conhecida pela qualidade das suas b-sides. “Some Nights”, sample de “Solveig’s Song”, de Grieg, definitivamente é um dos destaques nesse quesito. Na segunda faixa do álbum “INVU”, a líder do Girls’ Generation conduz sua voz poderosa de forma suave no arranjo de “Solveig’s Song” – reinterpretado para o álbum pelo produtor sueco Simon Pétren e pelo compositor Andreas Öberg, que adicionaram toques de balada R&B na canção.  

6. TOPDOG – XENO-T (sample de Symphony No. 25 in G Minor, de Wolfgang Amadeus Mozart)

Da música ao MV – em que os integrantes aparecem numa espécie de batalha de instrumentos orquestrais –, “TOPDOG”, do XENO-T, anteriormente conhecido como ToppDogg, abraça totalmente o caráter sinfônico de “Symphony No. 25 in G Minor”, escrito por Mozart quando ele tinha apenas 17 anos. Mas, mesmo com a presença clássica, “TOPDOG” não deixa de lado os elementos de hip hop comuns nas músicas do grupo, como as batidas, os raps e o famoso “T. O. double P., D. O. double G.”, que nesta faixa é seguido pela presença marcante do violino.

Fontes: (1), (2), (3), (4)

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