Design: Laís Batista
Indaiatuba, 20 de julho de 2025
Em 2025, o SUPER JUNIOR completa 20 anos de carreira, marcando duas décadas e, para celebrar esta data, preparamos um especial “5+1” destacando os principais atos e conquistas do grupo, mostrando como eles trouxeram novidades para o K-pop que conhecemos hoje em dia!
1 – Recordes do grupo
O primeiro prêmio do SUPER JUNIOR veio em 2006 com a música “U”, além disso, a música ainda recebeu mais quatro prêmios. Também fizeram história como o primeiro grupo não-chinês a receber o prêmio “Artista do Ano” no KKBOX Music Awards em Taiwan. E não para por aí, o SUPER JUNIOR já coleciona mais de 100 prêmios em diferentes categorias, alguns deles sendo 20 prêmios no Golden Disc Awards, 13 no Mnet Asian Music Awards e 12 no Seoul Music Awards.
2 – Primeiro grupo a ter diferentes units
Eles foram os primeiros a criar esse conceito que hoje é padrão na indústria. A primeira subunidade oficial foi o SUPER JUNIOR-K.R.Y (KYUHYUN, RYEOWOOK e YESUNG), focada em baladas. Depois vieram SUPER JUNIOR-T com músicas de trot, SUPER JUNIOR-M cantando em mandarim para conquistar o mercado chinês, SUPER JUNIOR-D&E com DONGHAE e EUNHYUK trazendo performances cheias de energia e SUPER JUNIOR L.S.S (LEETEUK, SIWON e SHINDONG), trazendo um estilo musical de dance, pop, R&B e baladas.
Essa estratégia permitiu que explorassem diferentes estilos musicais e mantivessem os fãs sempre com novidades, mesmo quando nem todos os membros podiam participar das promoções.
3 – Primeiro grupo a trazer uma estratégia pensada na China
Com o SUPER JUNIOR-M, o grupo abriu as portas para promover na China, contando com membros que falavam em mandarim e performaram músicas novas e, algumas vezes, a versão das músicas que já conhecíamos em coreano.
A unit foi pioneira na expansão do K-pop para o mercado chinês, estabelecendo um modelo que muitas empresas seguiram posteriormente.
4 – Coreografias históricas
O grupo coleciona músicas com coreografias que chamam atenção por serem contagiantes e fazerem qualquer um dançar, como é o caso de “Mr. Simple” e “SORRY SORRY”, dois grandes sucessos do grupo. “SORRY SORRY”, em particular, se tornou um fenômeno cultural em 2009, com sua coreografia sendo replicada em programas de TV, comerciais e até mesmo por outros artistas em todo o mundo.
MV oficial de “Mr. Simple” (Crédito: Reprodução/SMTOWN)
MV oficial de “SORRY SORRY” (Crédito: Reprodução/SMTOWN)
5 – O primeiro grupo de K-pop a ter mais de 10 membros
Outro fato interessante sobre o SUPER JUNIOR e a história do K-pop, é que o grupo foi o primeiro a ter 13 integrantes em sua primeira formação, além dos dois integrantes que faziam parte apenas do SUPER JUNIOR-M, algo que é muito comum nos grupos mais recentes. Quando estrearam como SUPER JUNIOR 05 em 2005, a ideia original da SM Entertainment era criar um grupo rotativo, onde membros entrariam e sairiam periodicamente para manter a imagem do grupo sempre nova. No entanto, após a adição do 13º membro, KYUHYUN, o conceito foi abandonado devido à popularidade da formação e o grupo passou a ser conhecido simplesmente como SUPER JUNIOR.
6 – O grupo está completando 20 ANOS de carreira
Em 2025, SUPER JUNIOR completa seus 20 anos de carreira, trazendo um álbum em comemoração chamado “Super Junior 25”, além de uma turnê por 16 regiões com datas até março de 2026, uma exposição comemorativa e uma loja pop-up com itens exclusivos.
O SUPER JUNIOR passou por diversas mudanças durante a sua carreira, mas continua se reinventando e influenciando as novas gerações. Sua longevidade e impacto cultural mostram seu talento, dedicação e da forte conexão que mantém com seus fãs, os ELFs, ao redor do mundo.
Adquira a sua revista e confira uma entrevista exclusiva com o grupo, além de diferentes conteúdos sobre a cultura sul-coreana!

